sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Encontro de 35 anos

Vila Esperança - vejam só a beleza dessa letra de Adoniran Barbosa e Marcos César:
Vila Esperança, foi lá que eu passei/ O meu primeiro carnaval/ Vila Esperança, foi lá que eu conheci/ Maria Rosa, meu primeiro amor
Como fui feliz, naquele fevereiro/ Pois tudo para mim era primeiro
Primeira rosa, primeira esperança/ Primeiro carnaval, primeiro amor criança
Numa volta no salão ela me olhou/ Eu envolvi seu corpo em serpentina
E tive a alegria que tem todo Pierrot/ Ao ver que descobriu sua Colombina
O carnaval passou, levou a minha rosa/ Levou minha esperança, levou o amor criança/ Levou minha Maria, levou minha alegria/ Levou a fantasia, só deixou uma lembrança.

Essa beleza é o hino de guerra da 2ª turma da Faculdade de Medicina de Itajubá. Aqui vários de nós deixaram suas Marias, na Vila Esperança Itajubá. Aqui muitos criaram sonhos, levaram sonhos e deixaram sonhos.
Amores construidos, amores desfeitos, amor pela cidade que tão bem recebeu os alunos da 2ª turma, parodiando o Tigre Maia, os alunos fáceis de ser amados.
De 49 colegas vivos estavamos aqui em 31, após 35 anos de formados. Não é fácil. Poderiamos estar em 35 se o pessoal da região de Itajubá estivesse comparecido. É sempre assim. Mas não fizeram falta.Foram 2 dias maravilhosos.
Nos encontramos no Cesario, ao redor da mesa de queijos, a famosa “mesa da fartura”, e ao som do Luiz Piquete. Todo mundo adorou, principalmente a recepção do meu amigo Cesário, o D. Corleone, segundo o Mineiro ( Luiz Pellegrineli, cirurgião vascular de Poços ). A foto ficou ótima, Cesários. Nós dois sozinhos enchemos o campo.
No dia seguinte missa no Pe Nicolau, com o Pe Maristelo, que foi muito feliz em sua homilia. As músicas foram cantadas pelo Coral Madrigal, cada vez melhor. O Angelo e seus colegas deveriam ser chamados para todos os eventos importantes em Itajubá. O Madrigal faz a diferença! Taí, podem usar a frase sem me pagar royalties. Quando cantaram a Ave Maria de Cacini foi o ápice da apresentação.
Em seguida fomos recepcionados pelo Dr. Sérgio Vargas, diretor da FMIt e pelo Dr. Kleber Lincoln Gomes, presidente da AISI. Fizeram algo muito interessante, no anfiteatro Albert Sabin: projetaram fotos de todos nós, para que nos identificássemos. Muito bom mesmo. Depois, no final, tive de pegar o microfone e confessar: — o tempo passou, bagunçou tudo, mas o mais bonito dessa turma toda era eu! Me apaixonei pelo meu eu passado! Cá entre nós, baixinho: verdade mesmo. A Angela sempre foi bonita, mas eu também era, acreditem ou não!
Os Drs Sergio e Kleber nos ciceronearam pela escola, hoje com seus laboratórios magníficos, suas telas de ldc ( em nossa época, quando queriamos fazer o registro de algum procedimento queimavamos rolha e usavamos a fuligem para manchar um cilindro de papel e a agulha marcava ali. Tudo muito primario. ). Livros, só em inglês, francês e espanhol. Foi bom porque com isso hoje leio tudo nessas linguas ( ainda que não entenda nada quando me falam. O Célio do Celil me disse que sou o contrário de analfabeto). Hoje livros em português, internet de alta velocidade.Acho que nesses últimos 7 anos a Faculdade de Medicina de Itajubá deu um salto fabuloso. Ficou 100 vezes melhor. O Decião só não gostou de uma coisa: aterraram o lugar onde ele caçava rãs. Ele ficou deprimido de saudade dos bichinhos ( acho que, dependendo do estado ele confundia rã com sapo e comia os dois - fritos, claro ).
Vários amigos queriam ver as antigas namoradas. Eu lhes sugeri irmos à Vila Vicentina, mas não quiseram.
Muitas histórias foram contadas, muita alegria, muito riso, muitas lágrimas.
Minha turma sempre foi muito unida, grudenta mesmo, e todo mundo se abraça, se beija, damo-nos abraços a 6, a 8, a 10... alguns colegas estavam em frente ao Coroados, numa beijação doida, e muita gente de fora olhando. Até que o Artur se deu conta da situação, virou-se para o pessoal e disse: —Não assusta não, gente! Aqui não tem nenhum viado não. É a segunda turma da medicina se encontrando...
E o Salim trouxe novamente o William Bonner, que foi declarado membro da turma, com todos os direitos.
Gostaria de ter a memória do Ringo para falar aqui sobre todos, fazer a chamada, mas não consigo.
Eu, a Angela e meus filhos já estamos com saudades dos colegas, amigos, irmãos. Precisamos fazer a festa mais frequentemente, porque os frutos vão caindo... A árvore se renova...
Fotos da turma no blog http://2turmafmit@blogspot.com . Tem gente que vai querer ver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário